top of page

Harmonização x Cachaça

Atualizado: 31 de ago. de 2021

Uma boa Cachaça é saborosa por si só, mas para que possamos potencializar o momento e usufruí-la ao máximo é interessante que haja harmonia entre a comida, ambiente e clima.


A Cachaça afeta o sabor da comida e a comida afeta o sabor da Cachaça. Então dizemos que há combinações importantes entre esses dois universos, e as características fundamentais de cada um entram em sintonia, e sendo assim, os sabores de ambos serão realçados.

Não há segredo para uma combinação única ou regra para definirmos um harmonização perfeita, apenas observe a complexidade de cores, sabores e aromas entre os dois para que a comida enalteça a qualidade da bebida e vice versa.

É importante quebrar o paradigma que a Cachaça só deve ser servida como aperitivo sendo que, ela pode proporcionar um equilíbrio perfeito quando ela percorre uma refeição completa desde a entrada, prato principal, sobremesa e até como digestivo substituindo um café ou chá.

A minha dica para que você obtenha sucesso em suas harmonizações é saber direcionar comidas leves com Cachaças leves e uma comida mais pesada exige um Cachaça mais encorpada que trará equilíbrio e um realce em seu paladar!


Autora: Francine Russo

Francine Russo é a Loira da Cachaça. Como Sommelier, sua missão é é desmistificar e divulgar o Universo da Cachaça. Siga no Instagram: @loiradacachaca


Siga nosso Instagram para estar sempre por dentro de novas matérias e promoções: @mbcachacaria





94 visualizações0 comentário

header.all-comments


bottom of page