top of page

V Ranking Cúpula da Cachaça 2022 - As melhores Cachaças do Brasil

Qual a melhor cachaça do Brasil? Qual cachaça é boa para dar de presente? Qual a cachaça mais premiada? Estas são algumas das perguntas que constantemente escutamos em nossa loja (clique aqui para ver o endereço).


E para ajudar a responder estas questões um bom indicador são as premiações nacionais e internacionais que nossas cachaças recebem anualmente de algumas entidades. E entre 2021 e 2022 aconteceu o V Ranking das 50 Melhores Cachaças, eleitas por especialistas da Cúpula da Cachaça e com participação de votação popular.

Para escolher as melhores cachaças de 2022 foram necessários cinco meses de trabalho, com a participação de especialistas de várias formações, todos com muitos anos de dedicação ao nosso destilado. No Chalé e Cachaçaria Macaúva, os 11 associados da Cúpula realizaram a degustação às cegas, na qual fizeram a conferencia de 50 cachaças em dez baterias, pela manha e à tarde, durante três dias (11 e 12 e 13 de março).


Segundo os "cúpolos", como são denominados, esta foi uma das edições mais desafiadoras, pois "julgar 50 das melhores cachaças do país é uma tarefa muito difícil. O nível de qualidade e excelência das marcas presentes exigiu muita atenção e concentração dos jurados". Segundo Milton Lima, um dos fundadores da Cúpula e jurado do ranking, "nunca houve um ranking como esse, é o melhor de todos os tempos”.



E para corroborar a afirmação acima, basta olhar para o ranking e observar que dentre as dez mais bem pontuadas, cinco são da categoria de cachaças brancas, quatro armazenadas/envelhecidas e, somente uma, premium/extra premium. Lembrando que as brancas não passam por barris de madeira e nesta edição foram superiores em quantidade em relação às cachaças armazenadas, envelhecidas, premium e extra premium.



Como são decididas as 50 melhores?

A votação iniciou na internet em outubro de 2021 e qualquer votante pôde sugerir até três rótulos. Mais de 886 rótulos tiveram pelo menos um voto e, considerando apenas as cachaças com registro legal, a lista teve cachaças de 17 estados. Essa votação teve a participação de 129.123 eleitores, que foi um recorde nas edições dos rankings.


Dessa seleção, a Cúpula reduziu para 250 e em seguida enviou para 28 profissionais especializados que indicaram aquelas que, na visão deles, são as melhores e mais representativas. Desta forma chegou nas 50 finalistas que foram degustadas pela Cúpula. Na degustação os rótulos são divididos em três categorias, Brancas; Armazenadas/Envelhecidas; e Premium/Extra Premium.





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page