top of page

Você já comeu bacalhau com cachaça?



Se a sua resposta foi não, talvez essa Semana Santa seja a oportunidade perfeita para você conhecer todo potencial gastronômico da nossa querida bebida. Não é segredo entre a gente que assim como um bom vinho combina perfeitamente com uma boa massa, os diferentes tipos de cachaça combinam com diferentes pratos. Por exemplo, cachaças envelhecidas em carvalho (premium ou extra premium), encorpadas, com teor alcoólico ameno e sem saturar as papilas gustativas, são as mais indicadas para carnes.

Já peixes e frutos do mar harmonizam muito bem com uma cachaça branca geladinha, isso porque na maioria das vezes peixes e frutos do mar não harmonizam bem com cachaças muito envelhecidas (acima de 1 ano) – os taninos presentes na madeira, combinados com o iodo dos frutos do mar, favorecem a sensação metálica excessiva na boca.

Mas hoje não vamos falar dela como acompanhamento e sim como ingrediente. O nome dessa receita é bacalhau à Dantas, originalmente uma receita portuguesa que a princípio era feita com aguardente bagaceira, mas pode ser substituída pela cachaça armazenada (quando passa em barris por tempo inferior a 1 ano) de sua escolha. Mas é importante que não seja envelhecida (quando 50% da bebida passa mais de um ano no barril), pois existe o risco das características da madeira sobressair a outros ingredientes. Opte por cachaças armazenadas nas madeiras amburana, balsamo, jequitibá ou até mesmo uma prata (quando não passa por nenhuma madeira), segue algumas sugestões:

E sem mais delongas, vamos ao Bacalhau à Dantas!


Ingredientes:

. 4 postas de bacalhau . 4 cebolas . 4 dentes de alho . 1 folha de louro . azeite extra virgem . 2 copos de leite . 1 copo de cachaça ouro . 1 kg de batatas . 1 colher de sopa de manteiga . 1 folha de louro . farinha de trigo . sal . pimenta do reino . colorau


Modo de preparar:

Deixe as postas de bacalhau de molho para reidratar e retirar o excesso de sal.

Seque as postas, passe-as na farinha de trigo e depois regue-as com 1 copo de leite fervendo.

Frite as postas em azeite bem quente até que fiquem ligeiramente douradas.

Forre o fundo de uma travessa untada em manteiga com rodelas de cebolas finas, alho picado ou fatiado, uma folha de louro e pimenta do reino.

Em cima coloque as postas de bacalhau, sobre elas despeje um copo de cachaça e polvilhe com colorau. Regue com azeite.

O purê não tem segredo: descasque as batatas para cozinhá-las em água temperada com sal.

Eu costumo colocar uns dois dentinhos de alho socado para ferver junto e acentuar o paladar.

Depois de cozidas, esprema as batatas, misture com a manteiga e junte leite quente (1 copo + ou -) batendo bem para obter um purê firme e fofo. Para isso todos os ingredientes devem estar quentes.

Rodeie as postas de bacalhau com o purê e leve ao forno aquecido a 190ºC até dourar.

Enfeite com salsa e cebolinha e sirva quente acompanhado de uma boa salada.

Depois é só servir e aproveitar essa delicia!

85 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page