top of page

Cachaça Engenho Fazenda Velha, da Grappa à Cachaça


A História se inicia em 1988 onde o Sr. Vicenzo Polachini desembarca no porto de Santos vindo da Itália. Ele se estabelece em na zona rural de Brotas, interior de São Paulo. Quando morava na Itália, o Sr. Polachini produzia Grappa (aguardente feito com o bagaço da uva), um conhecimento que pôde ser aplicado na produção de cachaça, passando para as duas gerações. Atualmente Vicente Polachini é o responsável por manter viva a tradição familiar de produzir um destilado de qualidade, a Cachaça Fazenda Velha.


O Engenho Fazenda Velha foi um projeto de família, que nasceu da admiração por produtos derivados da cana de açúcar que tinha como expectativa o sucesso do projeto. A mudança de Vicente da cidade de Brotas para Americana, onde começa a estudar física no laboratório da universidade Unicamp, permite o sucesso de seus experimentos e com isso produz seu primeiro destilado em um alambique de 600 litros.


Com as tentativas de legalização do alambique vieram as dificuldades no cumprimento de todas as exigências burocráticas e o “projeto alambique” foi temporariamente arquivado. Finalmente no ano de 2000 o projeto foi retomado com a compra de algumas terras no bairro Fazenda Velha, iniciando o projeto da indústria metalúrgica de sua família, onde em 2016 conseguiu sua licença de operação da CETESB.


As Cachaças

A Fazenda Velha ouro foi ganhadora do VIII concurso de melhor cachaça envelhecida em 2012, oferecido pela universidade estadual de São Paulo.


O Mais recente produto lançado pelo engenho foi a Cachaça Engenho Fazenda Velha Blend.

A Cachaça Fazenda Velha Blend Amburana e Carvalho Americano é produzida em São Paulo/SP, que envelhecem e armazenam a bebida por cerca de um ano. A criação do blend deu ao engenho um um produto intermediário entre a Cachaça Prata e a Cachaça Ouro, a qual é o “carro chefe” da marca.








Aqui na Cachaçaria Moça Bonita buscamos conhecer a história por traz de cada cachaça. Se você gosta e valoriza o produto nacional, siga nossas redes sociais (@mbcachacaria) e nos ajude a divulgar as maravilhas de nosso país.


43 visualizações0 comentário
bottom of page